1º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas acontece esta semana

“Primeira edição do Congresso contará com renomados palestrantes, minicursos e feira da área”

O 1º Congresso Nacional de Educação, que acontece nessa semana, nos dias 1 e 2 de junho, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas contará com ampla programação com diversos palestrantes, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e uma feira de educação. Segundo informações da organização do Congresso, apesar de ser apenas a primeira edição, este é um evento de grande potencial e que poderá se tornar um relevante encontro da área em âmbito nacional. No sul de Minas, não há Congressos voltados para os profissionais da área de educação, segundo Elayne Marcelino, coordenadora da GSC, “sentimos que através dos encontros de educação que desenvolvemos durante o Flipoços, existe uma carência nessa área que agora poderá ser suprida nesse nosso novo lançamento”, enfatiza ela.

A programação contará com nomes como Ilan Brenman, um dos principais escritores de literatura infantil do País que traz a importância da formação de novos leitores começando pela escola. Além dele, a educadora e presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’Alverne, vai corroborar com a fala de Ilan, apresentando a importância da Mediação de Leitura, através da contação de histórias. Outro destaque nessa edição é o Professor Renan Antônio da Silva, doutor pela Unesp, especialista na linha temática Gênero, Sexualidades e interseccionalidade. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Participou de mais de 120 bancas de graduação e especialização. Também destaque nessa edição o professor Marcos Borges, Engenheiro, mestre e doutor pela UNICAMP. É membro do NIED e coordenador do LIAG (Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão). Atualmente coordena, conjuntamente com Mitchel Resnick e Leo Burd, do MIT, o projeto “Fostering Creative Computing in Brazilian Public Schools” (Promovendo a Computação Criativa nas Escolas Públicas Brasileiras).

Já a palestrante Macaé Evaristo, Secretaria de Educação de Estado, que faria a palestra máster no dia 01 de junho, 20h, não poderá comparecer por motivos de agenda compromissada com o Governador, mas enviará a professora Andréia Cunha, que compõe a equipe da Secretária que apresentará a palestra “Educação e Diversidade” às 20 horas no Teatro da Urca.

Temas atuais como Diversidade, Tecnologia na Educação, Inclusão e Direitos Humanos, Educação em tempo integral, Educação de mulheres encarceradas, Formação de professores, são alguns dos excelentes temas que serão tratados no Congresso. Os minicursos seguem assuntos de igual interesse como: oficinas jogos do mundo, como montar uma aula motivacional, adolescência e juventude, dentre outros.

A Feira de Educação, ainda em pequena proporção nessa primeira edição, contará com 11 expositores que apresentarão produtos, serviços e literatura voltara para a área de educação. A organização destaca a presença dos expositores: Ci Intercâmbio e Viagem; Espaço Pedagógico; Amiguinhos da Tininha; Terra Minas; Unifran; Wizard; BG Imóveis; Coletivo de Mulheres Negras; UNIP InaLivros ; Córtex eLivraria São Marcos. Os três últimos em especial, são livraria e editora que já participam da Feira do Livro de Poços e viram nesse evento uma boa oportunidade para contribuir com o tema. A Inalivros, editora voltada especificamente para literatura negra e africana e que fez grande sucesso no Flipoços esse ano por conta dos lançamentos dos escritores moçambicanos, volta para o Congresso de Educação com a certeza de obter mais êxito. “Para nós é muito importante nossa presença nesse evento, conta Leo Bento, conquistamos muitos clientes pois nossas obras são bastante específicas e será uma ótima oportunidade de apresentar tudo isso aos educadores”, destaca.

O 1º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas é de realização da GSC Eventos Especiais em parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Conta com o apoio da UEMG – Poços de Caldas, da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Elfutec, Coletivo de Educação, Sistema Logosófico de Ensino, Unifran, JM Ribeiro, Colégio Pelicano, Colégio 7 de Setembro COC,  Carol Coxinhas, Espaço Pedagógico, BG Imóveis e Ampliart .

As inscrições somente poderão ser feitas diretamente na Secretaria do evento na Urca. Mais informações ligue para GSC Eventos: 35 3697 1551.